17/03/2019 – A Regeneração

by

1° TRIMESTRE

A UNIDADE NA TRINDADE / A REBELIÃO DE LÚCIFER /A FORMAÇÃO E NATUREZA DO HOMEM / A QUEDA DO HOMEM E CONSEQUÊNCIAS DO  PECADO /O PLANO DA SALVAÇÃO (ARREPENDIMENTO/FÉ, REGENERAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO) PARA UNIDADE E COMUNHÃO COM DEUS

INTRODUÇÃO

Hoje em dia é muito comum nas Igrejas ouvirmos falar sobre cura, prosperidade, intercessão, louvor, adoração, etc. Mas pouco se fala sobre o Novo Nascimento. É claro que devemos ensinar sobre tudo, mas não podemos deixar de falar sobre o novo nascimento. Este é o motivo pelo qual ainda existem muitos problemas dentro das Igrejas, pois muitos cantam, dançam, lideram, etc., contudo nem todos nasceram de Novo. Tudo no reino de Deus começa a partir do Novo Nascimento. Sem isso, não existe vida com Deus.

O grande problema muitas vezes dentro das igrejas é causado por pessoas que acham que pelo fato delas serem lideres, cantarem, pregarem, frequentarem cultos, trabalhos da igreja, etc. se sintam convertidas. É muito provável que existam líderes, pastores, cantores, que apesar de terem um ministério, não tenham nascido de novo, pois as nossas atividades não significam conversão.

Com isso, pergunta-se: Se cantar, orar, profetizar, etc. não é nascer de novo. O que é nascer de novo?

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.”

João 3:1-7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • VAMOS COMEÇAR DIZENDO O QUE NÃO É NASCER DE NOVO:

 

  • Não é mudar o que se faz e o que se pensa, ou seja, ato externo e natural ou mudança de atitude moral e mental através do seu próprio esforço. – Ex. Alcoólatras anônimos e livros autoajuda. (Tiago 1.18)

 

  • Não é se tornar um “crente”, ou seja, um “religioso” – Nicodemos era um religioso, mas Jesus mostrou claramente que apesar disso, ele não havia nascido de novo. (João 3:3-5)

 

  • Não é ser cheio de dons – (Mateus 7.22-23) Nesse texto Jesus mostra claramente uma pessoa cheia de dons, porém, apesar disso, não iria entrar no Reino dos Céus. Somos conhecidos por Deus pelos frutos (Mat. 7:17-21).

 

2). O QUE É NASCER DE NOVO?

 

2.1 –   É um nascimento no espiritual – (I João 1.13) O novo nascimento é algo espiritual que:

 

a– Nos vivifica (Efésios 2:1) – Nascer de novo é ter a vida de Deus manifestada em nós.

 

b – Nos ressuscita  (Ef. 2.5-6)

Não há novo nascimento sem morte e ressurreição. Se eu morri com Cristo, logo também ressuscitei com ele e a vida que vivo já não é na carne, mas em novidade de vida. Reflito a vida de Cristo, os meus sentimentos são como os dele, assim como os frutos e os atributos comunicáveis de Deus são visíveis em minha vida. Quem nasceu de novo, a sua vida evidencia Jesus.

 

  • É uma mudança de:

 

  1. Natureza (II Pedro 1.4) –Diante das pressões qual é a natureza que manifestamos primeiro?

 

  1. Semente (I Pedro 1.23) – é uma mudança de semente. No lugar da semente corruptível do venho homem, entra uma incorruptível do novo homem.

Quem se corrompe com qualquer coisa é porque não experimentou a nova semente. Ex. o rapaz que colocou o endereço da tia para diminuir o valor do seguro, gato net, cd/dvd pirata…o sistema mundano quer nos corromper o dia inteiro, mas em nós existe uma semente incorruptível.

LEMBRE-SE: diante das pressões no mostramos quem realmente somos.

 

  1. Coração (Ezequiel 36.26) Deus nos dá um novo coração. Um coração sensível e quebrantado.

 

  1. O QUE É GERADO NO HOMEM COM O NOVO NASCIMENTO

 

  1. Transformação radical em sua vida. (I Cor. 5.17) A pessoa passa a viver em novidade de vida, tem um novo horizonte, novas possibilidades, etc. tem gente que só tem olhos para trás, vivem dizendo: antigamente era assim e assado, mas hoje? O novo nascimento é uma carta em branco para você escrever uma nova história em sua vida. Ex. tem gente que é tão apegado ao passado que guarda até flor seca de ganhou anos atrás; papel de bombom, etc. outras são presas aos mesmos sentimentos, marcas, histórias…não conseguem olhar para a frente e tem as suas vidas aprisionadas.

Não se pode colocar vinho novo em odres velhos. Tem muita gente que não consegue viver coisas novas em Deus por viver preso as coisas velhas.

O que mudou na sua vida quando você conheceu jesus?

 

  1. Vida sem a pratica no pecado e sem prazer no pecado I João 3.6, 1 João 5.18, Ez. 36.31. Lembre-se: praticar é um ato constante que mostra falta de arrependimento e ter prazer indica um coração aprisionado e conformado no pecado

 

  1. Vida de Deus – Passa a ser habitação do Deus vivo através do seu Espírito. ICo. 3.16, I e Cor. 6.19.

 

CONCLUSÃO

Citar essas observações:

  1. O Reino de Deus só pode ser visto através do novo nascimento (I Cor.2.14).
  2. Somente os espirituais podem desfrutar deste Reino. Através do Novo nascimento nos tornamos filhos de Deus (Rm 8.16)
  3. Somos habitação do Espírito Santo e não somos de nós mesmos. (I co. 3.16; I Cor. 6.19)
  4. Temos libertação da escravidão e julgo da carne (Gl 5.16-17)
  5. Vitória sobre o pecado (I João 3.9) e Vitória sobre mundo (I João 5.4)

 

Nicodemos dá fortes indícios de sua conversão:

  • Ele defende Jesus contra os principais sacerdotes e se expõe por ele podendo até mesmo ser morto. João 7:52
  • Ajuda a José de Arimatéia a cuidar do corpo de Jesus após a sua morte. João 19:38-42
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.